segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O que que eu vou dizer em casa ?

Tempos idos, quando os direitos fundamentais eram peça de ficção e o Chave de Ouro¹ era proibido de desfilar, os cidadãos presos durante o Carnaval só conseguiam a liberdade na Quarta-Feira de Cinzas, após o meio-dia. O plantão do Judiciário não existia, Suas Excelências só voltavam ao batente depois de Momo,e as delegacias funcionavam em esquema de plantão até às benditas doze horas da Quarta-Feira, quando os presos eram soltos.Dada a inexistência de preocupação com com privacidade naquela época, havia uma aglomeração nas portas das delegacias mais importantes para acompanhar a saída dos presos, todos juntos como se fosse um bloco. A gaiatice carioca chamava esse bloco de " O que que eu vou dizer em casa". Imaginem a cena: numa Quarta-feira de Cinzas, quando o Carnaval tinha acabado, um monte de presos saindo da delegacia (alguns e algumas ainda fantasiados) e a galera do outro lado da rua cantando marchinhas de Carnaval, jogando piadinhas.
Será que vai acontecer o mesmo com o Arruda??
¹Aos não cariocas: Chave de Ouro era um bloco que saía às 4as. feiras de Cinzas, no subúrbio carioca do Engenho de Dentro, em frente a uma padaria de mesmo nome. O Cardeal do RJ chiava contra essa "blasfêmia", a polícia apoiava o Cardeal e o bloco era dissolvido com gás lacrimogênio e cassetete. Quando as autoridades passaram a dar a devida importância às opiniões religiosas, o bloco foi liberado, a polícia passou a controlar o trânsito para o bloco desfilar e o bloco perdeu a graça. Hoje só resta a padaria e nem se ouve mais falar do Chave de Ouro.
Mais sobre o Chave de Ouro em http://tinyurl.com/yh7wjk5

3 comentários:

JPS disse...

Muito obrigada pela visita ao meu blogue e pelo comentário!

Rebecca Leão disse...

Aposentou o blog? Saudades de você! Está melhor? Abraço pr'as mulheres da sua vida (mãe e filha), viu!?

Anônimo disse...

Bom relembrar. Morava na Venâncio Ribeiro, criança ainda , mas corria atrás do bloco. Os carros da policia preto e branco. Havia vários homens q seguravam eztrutiras parecidas com o q hj se faz em olinda. Hj nao. Ha muito tempo. Saudades do chave.