sexta-feira, 28 de agosto de 2009

CONFÚCIO (551-479 aC): COMO SER UM BOM ADMINISTRADOR!


Respeitar cinco qualidades e repelir as quatro nocivas

1. As cinco qualidades: O homem superior é gentil sem aceitar subornos. \ Ele trabalha ao lado do povo sem dar motivos para ressentimento. \ Ele tem ambições, mas não é avarento. \ Ele tem dignidade, mas sem o orgulho indevido. \ Ele inspira o respeito, mas não é cruel.

2. Ou de outra forma: - Trabalhar para bem-estar do povo \ Dar trabalho certo para a pessoa certa. \ Um homem quando alcança tudo aquilo que é capaz, não será ganancioso. \ O homem superior sempre cumpre suas tarefas, independente da dificuldade e assim nunca é indolente. Isso é dignidade sem orgulho. \ O homem superior cuida da sua aparência. Usa suas roupas de maneira apropriada e trata os outros com respeito. E graças à sua conduta sóbria, as pessoas têm grande consideração por ele. Nesse aspecto ele inspira respeito sem ser cruel.

3. As quatro nocivas. - Condenar um homem porque ele falhou em sua tarefa sem ter recebido instruções corretas. Isso é crueldade \ Esperar que um homem faça alguma coisa sem ser devidamente avisado. Isso é um desmando. \ Insistir que um homem se apresse para terminar seu trabalho quando recebeu instruções para realizá-lo meticulosamente. Isso é danoso. \ Prometer uma recompensa e depois concedê-la de má vontade. Isso é mesquinharia.

3 comentários:

Rebecca Leão disse...

Perfeito, vou imprimir e colocar do lado do meu computador, pra não esquecer nunca.

Bjs
Rebecca

O_PRG disse...

Boa Idéia !
Eu também !

Normann Kalmus disse...

Não resisti. Acabo de republicar no meu blog! Genial